Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/01/17 às 17h23 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Reeducandos participam de vestibular do IDP

Por meio de convênio firmado entre Funap e IDP sentenciados do regime semiaberto do DF concorrem a oito vagas em dois cursos da instituição com  bolsa integral.

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), entidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, por meio de convênio firmado com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), destinado a conceder bolsas de estudo a reeducandos, aplicou vestibular da Instituição de Ensino Superior a noventa sentenciados das unidades prisionais do DF nesta terça-feira (03).

Neste ano,  a oferta de de vagas do IDP aos reeducandos em regime semiaberto aumentou, subiu de cinco para oito, sendo três para o curso de Direito e cinco para o curso de Administração Pública. Participaram dos exames homens e mulheres de três unidades prisionais do DF: Centro de Progressão Penitenciária, Centro de Detenção Provisória e Presídio Feminino do Distrito Federal.

A iniciativa em parceria com o IDP, segundo a diretora-adjunta-executiva da Funap, Rosângela Santa Rita,  abre portas para a criação de novas perspectivas para as pessoas privadas de liberdade, pois o acesso ao ensino superior é um estágio fundamental para a reintegração social, eixo sob o qual a Funap atua. “Nossa intenção é oferecer condições para que a pessoa presa eleve a sua escolaridade, pois sabemos como este passo é importante para a ressocialização. A partir desta oportunidade os reeducandos poderão resignificar seus projetos de vida”, declarou a diretora.    

A diretora-adjunta afirmou ainda que a Funap pretende angariar outras parcerias com Instituições de Ensino Superior e ampliar o número de vagas. “Nos próximos meses a Funap deve realizar visitas em várias universidades para apresentar projetos e tentar firmar novos convênios. A ideia é que sejam disponibilizadas mais bolsas para que o número de pessoas cursando ensino superior aumente significativamente”, concluiu Rosângela Santa Rita. 

As aulas

As aulas serão presenciais, nas dependências do IDP na 607 Sul.  Em decorrência disso, as provas foram aplicadas apenas para os reeducandos do regime semiaberto que estão devidamente autorizados a realizarem atividades externas. Os aprovados terão direito à bolsa integral para cursar a graduação ao qual forem admitidos.

Parceria

O convênio entre a Fundação e o IDP foi assinado em 2014 e já contemplou dez reeducandos com bolsas no curso de direito. Neste ano, além do aumento do quantitativo de vagas, de cinco para oito, o curso de Administração Pública foi incluído. O vestibular é aplicado anualmente, no início do primeiro semestre.  

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br