Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/07/17 às 19h50 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Secretário de Segurança visita oficinas da Funap na Papuda


Gestor da segurança pública do DF esteve nas oficinas de profissionalização da Funap, no CIR, na Fazenda Papuda e ainda realizou visita técnica nas dependências do Centro de Detenção Provisória. 

 

Nesta quinta-feira (06), o secretário de Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF), Edval Novaes, visitou as oficinas gerenciadas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF) nas dependências do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), na Papuda. Na ocasião, o titular da pasta da segurança – órgão ao qual a Funap é vinculada – esteve também na Fazenda Papuda e no Centro de Detenção Provisória (CDP) na companhia de entes ligados ao sistema penitenciário do DF.

 

Durante a visita, o secretário pôde conhecer de perto o trabalho desempenhado pela Funap por meio das oficinas, atividades que visam a reintegração social dos apenados. Novaes passou por todos os espaços administrados pela Fundação e destacou a importância da instituição. “Este trabalho de ressocialização é fundamental para garantir que estas pessoas (internos) sejam reinseridas na sociedade da melhor forma possível e nós estamos aqui porque queremos apoiar a Funap”, afirmou o secretário.

 

Dentro do sistema penitenciário do DF, a Funap mantem sete oficinas: marcenaria, serralheria, mecânica, panificação, alfaiataria, serigrafia e a Fazenda Papuda. Aproximadamente 100 internos estão inseridos em atividades produtivas intramuros com direito à remição da pena e remuneração por meio da bolsa-ressocialização. Segundo o diretor-executivo da Funap, a instituição quer unir esforços em prol de um projeto que vise melhorias para o local. “Nossa meta é reestruturar nossas oficinas para que tenhamos cada vez mais internos trabalhando porque temos um potencial enorme de trabalho”, destacou Nery do Brasil.  

 

Antes de adentrar nas unidades prisionais, o secretário e sua equipe prestigiaram a ação realizada pela Ouvidoria da SSP em parceria com a Funap, a Ouvidoria Itinerante, no CDP. O projeto tem como objetivo aproximar familiares dos sentenciados dos serviços oferecidos pelo setor. Além de visitar os espaços destinados às oficinas, no CIR, o gestor da pasta da segurança esteve também nas dependências do CDP conhecendo o estabelecimento penal.

 

Participaram da visita, ao lado do secretário Edval Novaes, o subsecretário do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe), Osmar Mendonça de Souza; o diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, e todos diretores das unidades prisionais do Distrito Federal.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3575-9600 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br