gototop
Quarta, 02 Janeiro 2013

Programa de Educação e Cultura na Prisão

O Programa de Educação na Prisão é um processo de desenvolvimento global para o exercício consciente da cidadania, realizado através da educação de jovens e adultos, por meio de um Convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Participam do processo 1.600 (um mil e seiscentos) alunos nos Estabelecimento Penais do Distrito Federal, com a equipe de 60 (sessenta) professores cedidos por meio do Convênio. Os presos participam das atividades desde a alfabetização até o ingresso no ensino superior, através da Educação de Jovens e Adultos e também da educação pela arte.

Segundo a Lei de Execução Penal nº 7.210/84, os presos são beneficiados também com a remissão de pena pelo estudo, sendo que a cada 12h de estudo ou cursos, tem 01 (um) dia de diminuição na pena.

A população carcerária tem a sua participação também, nos Exames:

- ENSEJA - Exame Nacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e é aplicado 02 (duas) vezes por ano, para os alunos do 1º e 2º segmentos;

- ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio, realizado pelo Ministério da Educação e Cultura, aplicado 01 (uma) vez por ano, aos alunos do 3º segmento (ensino médio);

- Exame de Vestibular da Universidade de Brasília - UNB, realizado pelo CESPE, 02 (duas) vezes por ano.

- Programa Universidade para Todos - ProUni

Quantitativos de Alunos Atendidos

ESTABELECIMENTO

TURNO

REGIME PRISIONAL

CIR

MAT e VESP

Semiaberto

CDP

MAT e VESP

Provisório e Semiaberto

PDF I

MAT e VESP

Fechado

PDF II

MAT e VESP

Fechado e Semiaberto

CPP

NOTURNO

Semiaberto

PFDF

MAT e VESP

Fechado e Semiaberto

ATP

MAT e VESP

Fechado

Coordenação: Diretoria Educacional e Social – DIRASE/FUNAP/DF

Na área cultural, a FUNAP desenvolve várias atividades nas unidades prisionais, destacando-se: a) 08 Bibliotecas, formadas com, no mínimo, 1.000 títulos, e equipadas com computadores para controle e otimização do acervo; b) oficinas, cursos e palestras sobre temas variados, como artesanato, informática, teatro, formação humana, música (coral e banda), meio ambiente, práticas agrícolas (agroecologia) e línguas estrangeiras.

Ler 2725 vezes Última modificação em Quarta, 23 Março 2016
VOCÊ EST? AQUI: Início Programas Educação e Cultura na Prisão