gototop
Quarta, 02 Janeiro 2013

Sobre a Funap/DF

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF, instituída há mais de 28 anos, é vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Paz Social (SSP/DF), e tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Para isso, desenvolve programas sociais nas áreas da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade, contribuindo para a inclusão social dos mesmos.

O Programa de Educação na Prisão é um processo de desenvolvimento global para o exercício consciente da cidadania, realizado através da educação de jovens e adultos, por meio de um Convênio com a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Considerando a Educação o pilar de sustentação de todo o processo de ressocialização, atendemos 1.200 (um mil e duzentos) alunos nos Estabelecimento Penais do Distrito Federal, com a equipe de 60 (sessenta) professores cedidos por meio de Convênio com a Secretaria de Estado de Educação do DF. Participa o preso das atividades desde a alfabetização até o ingresso no ensino superior, através da Educação de Jovens e Adultos e também da educação pela arte.

A atividade educacional é realizada nos 06 (seis) Estabelecimentos Prisionais, que são eles: Centro de Internamento e Reeducação - CIR, Centro de Detenção Provisória - CDP, Penitenciárias do Distrito Federal - PDF I e II, Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF e Centro de Progressão Penitenciária – CPP.

A profissionalização do preso é condição sine qua non para seu (re)ingresso no mercado de trabalho, além de constituir fator importante para evitar a reincidência criminal. A Funap/DF, tem centrado esforços na realização de parcerias com a Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal, SENAI, SENAC, SEBRAE, etc., para o oferecimentos de cursos profissionalizantes para o internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

Na área laboral, a Funap/DF oferece trabalho tanto nas Oficinas de Produção próprias: confecção de uniformes, reforma de móveis escolares e cadeiras universitárias; serralheria, panificação, serigrafia, produção de mudas, etc, como também por meio do Programa de Trabalho Externo, faz a alocação de mão de obra, e com isso propicia geração de renda e experiência profissional, abrindo postos de trabalho para os presos e egressos tanto em órgãos públicos, empresas privadas e terceiro setor.

Ler 11614 vezes Última modificação em Segunda, 28 Março 2016
VOCÊ EST? AQUI: Início Informações e Serviços Sobre a Funap/DF