Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/17 às 15h51 - Atualizado em 18/12/18 às 11h33

Funap oferece curso de informática para internos da Papuda

A iniciativa tem como objetivo ofertar qualificação profissional para contribuir com a reinserção dos internos no mercado de trabalho. Atualmente três turmas, com o total de 44 alunos, participam do curso de informática nas dependências da Papuda. 

Durante o cumprimento da pena, os internos do Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), unidades do Complexo Prisional da Papuda, recebem aulas de informática básica promovidas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF). A iniciativa integra um dos eixos de atuação da Funap, com foco na qualificação profissional dos detentos, para contribuir com o processo de reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

Atualmente, três turmas – duas no CIR e uma no PDF1 – têm aulas de informática. Quarenta e quatro internos, no total, participam das atividades e recebem orientações de um reeducando que atua como monitor/professor. As aulas no CIR começaram no dia 21 de abril; na PDF I, a segunda turma, desde que a sala foi inaugurada, em agosto de 2016, iniciou as atividades também em Abril. O curso tem a duração de 1h diária, com total de 60h, e concede aos apenados remição de pena de um dia de desconto da sentença para cada 12h de atividade educacional comprovada. Após o término das horas de aula, novas turmas iniciarão o curso. 

O diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, explica que a intenção da instituição na promoção deste curso é aumentar as oportunidades de qualificação profissional dos apenados e prepará-los para o retorno à sociedade. “Nosso objetivo é capacitar os internos para que tenham mais condições de reinserção no mercado de trabalho e possam adquirir conhecimento” explica Brasil.

As salas de informáticas já inauguradas, no CIR e PDF I, contam com 15 a 20 computadores e estão situadas nas dependências dos núcleos de ensino das unidades prisionais. Segundo o diretor da Funap, serão instalados novos laboratórios no decorrer deste ano, nas demais pentenciárias do DF, para garantir o acesso das pessoas presas a esta e a outras ações. “Além das aulas de informática, a Funap quer promover cursos a distância voltados à educação superior e também à qualificação profissional dentro do sistema prisional. Para isso, a instalação destes laboratórios é fundamental e estamos trabalhando para que todas as unidades tenham um em funcionamento”, destaca Brasil.

Isabel Nascimento
Assessoria de Comunicação Social

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF)

E-mail:    ascom.funap@gmail.com
Telefone: (61)  3233-8215

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: (61) 3575-9600 | E-mail direx.funap@sejus.df.gov.br