Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/18 às 14h41 - Atualizado em 17/12/18 às 16h31

Estão abertas as inscrições para o IX Festival de Arte e Cultura da FUNAP/DF

O IX FESTIVAL DE ARTE E CULTURA – FEST’ART, promovido pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal – FUNAP/DF, está com inscrições abertas, os interessados podem se inscrever até o dia 09 de agosto

A primeira etapa será realizada entre os dias 26 de agosto e 06 de setembro de 2013

 

Adalberto Monteiro, Diretor Executivo da Fundação, acredita que o incentivo à cultura dos presos eleva a autoestima, e o festival tem contribuído muito para isso. “A realização do FEST’ART no Sistema Penitenciário do Distrito Federal é uma quebra de paradigmas”, afirmou Monteiro.

As inscrições são gratuitas e deverão ser entregues para os Chefes dos Núcleos de Ensino, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A confirmação da inscrição será feita após a análise e aprovação do trabalho pela comissão organizadora. Serão considerados os critérios de originalidade e relação com o tema.

A IX edição do FEST’ART tem como tema “O circo”. O Festival é destinado aos internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, que poderão se inscrever nas categorias: artesanato, desenho, música, poesia, dança e teatro. As categorias: Música e poesia podem ser interpretadas por outra pessoa a escolha do autor.

O festival se divide em duas etapas. Na primeira, a seleção será feita pela Comissão Organizadora e por jurados escolhidos entre os profissionais atuantes no Sistema Prisional. Os selecionados irão para a segunda fase, onde farão as apresentações ao vivo, e serão avaliados por jurados alheios ao Sistema, com formação ou experiência nas modalidades do Festival. O local e data para a segunda etapa serão definidos posteriormente.

Camila Neri que cumpre pena em regime semiaberto e trabalha na FUNAP/DF, participou do último FEST’ART. Para ela o evento incentiva os internos a ver a vida com outros olhos. “Participar do festival nos traz liberdade de poder expressar os nossos sentimentos”, disse Neri.

Os candidatos inscritos e selecionados para a primeira etapa recebem certificado de participação e camiseta, os 1°, 2° e 3° colocados de cada unidade e categoria recebe uma premiação em espécie. Na segunda etapa os três primeiros colocados serão premiados com certificado e dinheiro, por modalidade.

A primeira edição do festival foi realizada em 2004. As apresentações sempre ocorriam nos presídio, e no ano passado o Diretor Executivo da FUNAP/DF, Adalberto Monteiro, inovou e levou o espetáculo para fora dos muros dos presídios, na ocasião o Teatro Nacional de Brasília.

 

 

 

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Governo do Distrito Federal

FUNAP

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DF SIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 1º Andar - CEP: 71200-020 Telefone: 3233-8215 | E-mail funapdf@yahoo.com.br